Skip to content
Abrir Conta Digital

Investimento Isento de IR (imposto de renda): Quais são?

Você sabe quais são os Investimento Isento de IR? Descubra antes de aplicar o seu dinheiro.

Investimento financeiro é o ato de aplicar o dinheiro acumulado de forma que renda juros. Há muitos tipos de investimentos atualmente, eles servem sobretudo, para que o dinheiro do correntista/empreendedor não fique parado, sem crescer.

Porém, muitos desses investimentos não são tributáveis no imposto de renda, o que dificulta muitas vezes essa aplicação. A boa notícia é que existem muitos investimentos isentos de imposto de renda, saiba abaixo quais são alguns dos melhores.

Tipos de Investimento Isento de IR

Alguns investimentos isentos de imposto de renda mais comuns em 2019 são:

  • Ações
  • Caderneta de Poupança
  • Fundos Imobiliários
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

Ações

Investir em ações é isento de IR tanto para dividendos, no caso de valorização da empresa investida, quanto para a venda delas. Mas a isenção só ocorre se o recebimento do investidor for de até R$ 20 mil ao mês.

Caderneta de Poupança

A caderneta de poupança é a forma de aplicação mais conhecida isenta de IR. Porém, com a criação de outros investimentos, ela deixou de ser interessante para muitas pessoas.

Isso porque seu rendimento não é tão mais atrativo. Em 2019 está abaixo de 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%.

Fundos Imobiliários

Nessa modalidade o investidor se torna sócio do empreendimento, mas sem a necessidade de arcar com sua manutenção, recebendo o percentual dos aluguéis.

Porém, existem regras para ser isento do IR. O empreendimento deve ter mais de 50 cotistas, e o investidor não pode ultrapassar 10% do patrimônio desse fundo.

LCI – Letra de Crédito Imobiliário

Outra forma de investir no setor imobiliário, a LCI atua como um empréstimo. O investidor libera uma quantia para uma instituição financiar o setor imobiliário exclusivamente.

Esse investimento tem risco baixo, pois existe um Fundo Garantidor de Créditos que protege seu investimento se a credora quebrar.

LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

Pode ser emitida por instituições tanto públicas, como privadas e funciona da mesma forma que LCI. Contudo, os recursos do investimento irão financiar as atuações do agronegócio.

Contudo, é necessário que o investidor pesquise bastante antes de escolher quais os melhores investimentos isentos de imposto de renda. Afinal de contas, os atrativos precisam também compensar na hora da decisão, necessitando estar de acordo com o perfil de cada investidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!