Os bancos digitais chegaram para ficar. As contas 100% digitais já chegam a atrair quase 1 milhão de clientes.

A tecnologia e atualização está por todo canto. Logo os bancos necessitaram inovar. Assim surgiu a conta digital para propor agilidade e praticidade no dia a dia, descubra a seguir tudo sobre conta digital e como ter a sua.

Está acabando o tempo que ter um cartão Black de um banco era sinal de benefício, muito menos pagar contas era sinônimo de ficar horas nas filas das agências.

A praticidade do mundo online forçou até mesmo os bancos tradicionais a mudarem seu conceito de atendimento, logo surgiu a conta digital.

A facilidade das contas digitais

As contas digitais surgiram para beneficiar a todos, pois com elas você pode realizar qualquer tarefa que fazia presencialmente nos bancos, porém com elas você faz tudo online.

Assim se ganha praticidade e muita velocidade para realizar ações simples como pagar a sua conta da luz. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre as contas digitais.

abrir conta digital banco
Banco digital

Por que surgiram as contas digitais?

Os bancos tradicionais como Itaú, Santander, Bradesco, BB, Caixa econômica federal são alguns exemplos do velho sistema bancário que muitas vezes não agrada seus usuários por diversos motivos como por exemplo:

  • Taxas mensais de manutenção
  • Taxas de movimentação extra
  • Demora no atendimento
  • Filas em caixas eletrônicos e dentro das agências para realizar tarefas comuns como pagamento, transferência ou saque.
  • Resolução de problemas apenas presencialmente com o gerente de conta
  • Cobranças altas de juros

Contas digitais x contas tradicionais

Assim, com tantas insatisfações dos clientes com os bancos, foi criada as primeiras contas digitais gratuitas, mas você sabe como isso ocorreu?

A ideia se iniciou nos próprios bancos, primeiro veio o surgimento da internet banking, que é a plataforma online das contas físicas das agências para realização de procedimentos bancários.

Porém, as contas tradicionais, mesmo com a internet banking, são limitadas apenas para tarefas comuns como pagamentos, transferências, recarga de celular.

Já para tarefas como empréstimos, abertura ou encerramento de contas ou qualquer problema que venha a surgir é necessário ir ao banco para resolver.

Inovação e surgimento das contas online gratuitas

A inovação chegou para outras empresas do ramo bancário e surgiram as contas online e gratuitas, que fazem tudo que um banco faz, mas através do mundo online.

Com esse exemplo, unido da opinião de clientes que não querem mais pagar taxas para usar seu próprio dinheiro, surgiu as contas digitais grátis. Porém há bancos digitais que cobram tarifas, mas na sua maioria permitem um número transações gratuitamente.

O que são contas digitais gratuitas?

A conta digital gratuita é um sistema bancário, no qual você deposita o seu dinheiro, através de transferência ou depósito por boleto. Porém não há depósitos em caixa eletrônico ou direto em algum caixa, o que facilita e acelera um procedimento simples, que em agências tradicionais poderia demorar.

Há alguns requisitos básicos para abertura de contas que veremos ao decorrer do artigo. A inovação ganha muitos usuários diariamente pois a conta digital é prática, rápida e segura, exatamente como a vida moderna do ser humano.

Como fazer a sua conta digital grátis?

Para abrir uma conta digital grátis é muito fácil, basta ter um aparelho com acesso à internet, seja celular ou tablets.

Através computador não é possível abrir uma conta digital pois os aplicativos utilizam um sistema de fotografia, para os seus documentos.

Logo as fotos são feitas dentro do próprio aplicativo e o que torna inviolável pois não é permitido o envio de fotos já prontas.

Passo a passo conta digital

Para fazer a sua conta digital grátis, você deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Faça o download do App do banco de sua preferência, veremos algumas opções logo a seguir nesse artigo
  • Depois da instalação concluída, abra o aplicativo e clique na opção quero abrir uma nova conta, ou quero ser cliente
  • Um formulário deverá ser preenchido com os seus dados
  • Logo depois desse preenchimento será exigido que você tire uma foto do seu comprovante de residência e do seu documento de identidade.
  • As fotos devem ser tiradas no próprio aplicativo, não há possibilidade de carregar fotos salvas em seu arquivo, assim evita qualquer tipo de fraude
  • Algumas empresas exigem que a foto seja no estilo Selfie, aparecendo o seu próprio rosto com o documento em mãos
  • Depois do envio do formulário e da documentação é só aguardar o resultado no seu e-mail

 Bancos com contas online

o que é conta digital

A grande maioria dos bancos possuem contas online, porém somente as que não possuem agências física são as gratuitas.

Os bancos tradicionais como por exemplo Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa, permitem que suas contas possam ser abertas em seus respectivos aplicativos.

E também o envio da documentação, porém essas não estão isentas de taxas, pois como há agências e você escolhe uma para atendimentos, há sim a cobrança de um pacote.

Já os bancos sem agência física e totalmente virtuais não cobram taxas mensais, alguns cobram taxas de operação se caso haja um número excedido de ações.

Um exemplo é a transferência, algumas contas digitais permitem de 8 a 10 transferências no mês, acima disso é cobrado um valor por operação.

Os bancos que possuem contas digitais gratuitas são:

  • Banco Inter
  • Next
  • Nubank
  • Neon
  • Meu Pag
  • Agibank
  • Sofisa direto
  • Original
  • Woop Sicredi
  • Social Bank
  • PJ Bank
  • Digio

Qual App usar, Documentos necessários

Os aplicativos de cada banco estão disponíveis na sua loja de App, cada banco disponibiliza suas versões e as vezes você precisará atualizar seu aplicativo.

Os documentos para a abertura de conta são os básicos para qualquer conta nos quais são:

  • Número do RG e CPF
  • Fotografia do documento de identidade ou da CNH
  • Fotografia do comprovante de residência

Depois do envio de todos os documentos solicitados os seus dados vão para a análise, você receberá no email novas informações sobre a aprovação.

O Banco online grátis é exigente com novas contas?

Assim como as contas tradicionais, as contas online possuem uma atenção especial a segurança da criação de novas contas.

Logo o envio da documentação deve ser feito todo pelo App, que tira fotos ao vivo do documento e evitando assim fraudes.

Alguns bancos consultam o CPF no SPC e Serasa e podem não aprovar a conta digital grátis caso haja alguma irregularidade.

Porém a grande maioria não realiza a negativa para contas por esse problema, e sim por muitos usuários na plataforma.

Algumas empresas têm fila de espera para novos clientes, pois o volume é grande e acaba congestionando a estrutura da empresa.

Veja nos próximos artigos os prós e contras de cada banco que disponibiliza contas digitais gratuitas.

O que é Conta Digital? Como fazer?
5 (100%) 5 vote[s]
O que é Conta Digital? Como fazer?

2 ideias sobre “O que é Conta Digital? Como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!